top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Vídeo | NARCISISMO: o que é, tipos, causas e consequências.

Atualizado: 25 de ago.


O termo “narcisista” refere-se a pessoas cujas personalidades são organizadas em torno da manutenção da autoestima por meio de afirmações externas. Nancy McWilliams, psicanalista renomada, destaca a complexidade dessa condição que, muitas vezes, é moldada pelas relações iniciais na infância.


😎 Origem da Autoestima


A construção da autoestima é um processo complexo que todos enfrentamos ao longo da vida. Os elogios, validações e reconhecimentos entregues ao bebê — sobretudo pelos pais — desde o início são internalizados por ele, e assim começasse a desenvolver seu senso de importância e valor. Podemos dizer que a nossa autoestima é estimulada pela aprovação das figuras significativas em nossa vida e, por outro lado, desestimulada pela desaprovação dessas mesmas pessoas.


😎 Tipos de Narcisismo


O narcisismo surge como uma compensação pela decepção e fracasso nas relações primárias. Dito isso, podemos citar dois principais tipos de narcisismo: o grandioso e o vulnerável, podendo apresentar nuances distintas.


O narcisismo grandioso, ou manifesto, pode surgir quando o orgulho é constantemente estimulado. Por exemplo: uma criança elogiada repetidamente pelos pais por sua inteligência, beleza ou talento pode desenvolver uma necessidade constante de atenção e um senso de superioridade.


Por outro lado, o narcisismo vulnerável, ou oculto, manifesta-se quando o orgulho é frequentemente ferido. Crianças que enfrentam críticas constantes ou humilhações podem desenvolver uma baixa autoestima e uma sensibilidade extrema à crítica, muitas vezes evitando situações sociais por medo de rejeição.



😎 O Real Problema dos Narcisistas


Ambos os tipos de narcisismo têm raízes em frustrações nas relações iniciais. No narcisismo grandioso, a criança é superestimulada e não tem a oportunidade de desenvolver uma autoestima saudável. No narcisismo vulnerável, a criança é subestimulada, enfrenta rejeição e humilhação, resultando em uma autoimagem frágil e inadequada.


😎 O Falso Self


Os narcisistas, como forma de se protegerem da dor e rejeição, constroem um "falso self" - uma máscara que os apresenta como seguros, arrogantes e superiores. No entanto, essa máscara esconde uma realidade diferente, revelando que os narcisistas são, na verdade, pessoas inseguras e vulneráveis.


😎 Conclusão


O narcisismo não é uma fixação isolada, mas uma consequência de frustrações nas relações iniciais. Os narcisistas constroem uma imagem grandiosa para compensar a percepção real de sua própria fragilidade e insuficiência. Essa autoimagem compensatória é erigida devido a uma construção disfuncional da identidade e autoestima.


O narcisismo, a grosso modo, seria um mecanismo desadaptativo, que surge para lidar com uma autoestima debilitada. Este transtorno de personalidade pode ter impactos negativos na vida da pessoa, dificultando o estabelecimento de relacionamentos saudáveis e, em muitos casos, resultando em comportamentos abusivos e manipuladores.


O estudo do narcisismo nos ensina, principalmente, a importância das relações iniciais na constituição da autoestima e identidade dos seres humanos. Podemos concluir que pais amorosos, sensíveis e equilibrados são essenciais para o bom desenvolvimento psicológico e emocional dos filhos.


Você conhece alguém que tem características narcisistas? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.


Um forte abraço e obrigado pela leitura. Caso tenha gostado desse artigo, experimente esses outros sobre o mesmo tema


• Desvendando o Narcisismo: Entendendo o seu Funcionamento segundo Freud


• Vídeo | O Narcisismo de maneira Simples, Clara e Didática


• O Narcisismo na Visão de Freud, o Pai da Psicanálise


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil



“O que as pessoas narcisistas tem em comum é um senso interno e/ou um pavor da insuficiência, da vergonha, da fraqueza e da inferioridade” - Frase David Cooper
“O que as pessoas narcisistas tem em comum é um senso interno e/ou um pavor da insuficiência, da vergonha, da fraqueza e da inferioridade” - Frase David Cooper

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page