A frase de Bion pode parecer paradoxal: “Você quer diminuir o meu sofrimento ou aumentar a minha capacidade de suportá-lo?” Entendo, mas vamos analisá-la mais a fundo. É fato que todos buscamos diminuir o nosso sofrimento, e também é fato que viver é sofrer; sendo assim, é impossível evitar a dor e o sofrimento completamente. No entanto, podemos aprender a lidar com ele de forma mais saudável.
O problema do sofrimento é que muitas vezes ele nos leva a construir defesas robustas para evitá-lo. Tais defesas acabam, diversas vezes, privando-nos não apenas da dor, mas também do crescimento, aprendizado e do prazer. Aumentar a capacidade para sofrer não significa que nos tornaremos masoquistas ou algo assim, mas que iremos aceitar a vida como ela é, encarando o sofrimento como parte dela, não nos deixando abater por ele.
Uma psicoterapia bem-sucedida pode nos ajudar a identificar as causas do nosso sofrimento, bem como desenvolver mecanismos de enfrentamento mais eficazes. Isso pode diminuir a intensidade do sofrimento, obviamente, não eliminando-o completamente.
Quando desenvolvemos essa “resiliência”, estamos mais bem preparados para lidar com os desafios da vida. Somos capazes de enfrentar as adversidades com coragem e determinação, sem nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela ansiedade.
Em suma, aceitamos a vida como ela é, repleta de alegrias, amores, prazeres, mas também repleta de lutas, sofrimentos, perdas e dores. Uma psicoterapia bem-sucedida irá nos ajudar a não apenas aceitar as partes boas da existência, mas também as partes difíceis e ruins.
A frase de Bion nos lembra que o sofrimento é uma parte inevitável da vida. No entanto, ele não precisa ser o fim do mundo. Podemos aprender a lidar com ele de forma a transformá-lo em uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Afinal, como dizem por aí: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments