top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

A Felicidade Real: Por que precisamos de amor e conexão para sermos felizes?

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Acabei de ver a selfie de uma moça com a seguinte frase: "Ela aprendeu a se amar tanto, que agora só precisa de si para ser feliz." Frases assim, de "amor-próprio", são bastante comuns. Você as encontra aos montes na internet. A ideia é simples: "Sou muito feliz sozinha e não preciso de ninguém." Será mesmo?


Normalmente, quem escreve tais frases são pessoas que acabaram de levar um pé na bunda, ou estão magoadas com alguém. Estas em algum momento confiaram muito no outro, amaram intensamente e se frustraram, e agora falam tais coisas como forma de fingir que estão bem e também defender o ego, mas, no fundo não estão felizes.


É fato que todos podemos escolher não termos relações amorosas ou sexuais. Você pode decidir não namorar ou se envolver com alguém e ficar sozinho(a), mas isso não significa que você é autossuficiente ou feliz sozinho(a).


Freud dizia que em última análise precisamos amar para não adoecer. O que ele quer dizer com isso é que o ser humano é um animal social, ele necessita criar conexões com outros seres, essa é a nossa natureza.


Sim, "PRECISAMOS AMAR", sendo o amor a primeira e mais comum expressão emocional, que aparece inclusive antes de nascermos. Lá dentro da barriga da mãe o bebê já começa a sentir o amor e a experimentá-lo. Ninguém em sã consciência diria que um bebê amado é infeliz.


O segredo da felicidade eu não sei, e também acredito que ela possa ser encontrada de diversas formas em diversos momentos da vida. Contudo, a felicidade em um nível mais intenso, creio que esteja relacionada com o amor; não o amor romântico, idealizado, mas na entrega e conexão profunda com outras pessoas. Pode perceber que as pessoas que experimentam o amor com certa intensidade - pais, casais, filhos, amigos -, dirão que os momentos mais felizes de suas vidas foram ao lado das pessoas amadas.


A favor desta teoria temos o fato de que na pandemia tivemos surtos de infelicidade, pois as pessoas se sentiram sozinhas e desconectadas umas das outras.


Diante disso, defendo que a verdadeira felicidade está ligada intimamente às conexões profundas humanas, em suma: ao amor.


- Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

De todas as cautelas, a cautela no amor é talvez a mais mortal para a verdadeira felicidade - Bertrand Russell
De todas as cautelas, a cautela no amor é talvez a mais mortal para a verdadeira felicidade - Bertrand Russell
141 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page