top of page

Por Que Tenho Medo de Me Entregar no Amor? Entenda o Trauma Emocional

  • Foto do escritor: Alessander Raker Stehling
    Alessander Raker Stehling
  • 8 de jul.
  • 3 min de leitura
💔 Por Que Você Repete Padrões no Amor? (O Efeito do Trauma no Seu Relacionamento)

Já aconteceu de você amar muito alguém, sentir que é recíproco, se sentir segura — mas, mesmo assim, ter medo de se entregar? Medo de ser abandonada, de não ser suficiente, de ser enganada… Para muita gente, o amor é um fardo. É como caminhar por um campo minado: a pessoa vive com medo de dar um passo em falso e destruir tudo.


Mas por que as relações amorosas são tão difíceis para tantas pessoas? A resposta, muitas vezes, não está na sua relação atual — que às vezes é boa e segura —, mas no seu passado.


Você já deve ter ouvido falar em trauma emocional. Segundo o Dr. Gabor Maté, trauma não é apenas o que aconteceu com você, mas o que aconteceu dentro de você como consequência daquilo. Não é o evento em si, mas a marca que ele deixou na forma como você se sente, percebe e reage ao mundo.


O trauma funciona como uma mancha numa lente de óculos. Não importa para onde você olhe — aquela mancha estará ali, distorcendo a realidade. E, por mais que o cenário mude, a visão continua a mesma.


Você já parou para pensar se carrega traumas? Vamos refletir juntos.


Na sua infância ou história de vida, você passou por algum abuso físico ou emocional? Bullying, humilhação, violência, abuso sexual? Ou talvez tenha sentido negligência — pais distantes, ocupados demais para te ver de verdade. Ou perdeu alguém importante, viu os pais se separarem, ou cresceu sem conhecer o pai ou a mãe.


E as rejeições sutis e constantes? Você buscava carinho, aprovação, e recebia migalhas. Entendo bem você!


Mas por que isso importa? Porque aquilo que você viveu molda a forma como você ama. Quem foi ignorado ou rejeitado na infância, muitas vezes, se torna um adulto que ama demais, se esforça demais, faz tudo pelo outro esperando, desesperadamente, um retorno. Ou então, alguém que relaciona amor com dor — porque, na infância, quem deveria amar fez sofrer.


A teoria do apego explica bem isso. O apego ansioso é aquele que se esforça demais, tem medo de perder o outro, se desespera por pequenas demoras, fica pedindo desculpa o tempo todo e tenta se provar digno de amor. Já o apego evitativo é o oposto: quem sofreu muito, para se proteger, se fecha. Se alguém tenta se aproximar, essa pessoa afasta, briga, rejeita, prefere estar sozinha do que correr o risco de sofrer de novo. E existe o apego seguro — mais raro —, aquele que consegue confiar, amar e ser amado com leveza. Porque, lá atrás, teve afeto, acolhimento e segurança.

Se identificou com algum?


Reflita: você reage de forma exagerada a pequenas coisas? Você se esforça demais por alguém? Ou se afasta quando sente que alguém gosta de você? Costuma dizer “eu sou assim, não aceito desaforo” ou “comigo é tudo intenso” para justificar seus impulsos? Isso pode não ser só “seu jeito”. Pode ser a consequência das suas cicatrizes emocionais.


A boa notícia? Isso pode mudar.


Através da terapia, você pode reconhecer esses padrões, entender de onde eles vieram e, aos poucos, aprender a amar e receber amor de forma mais saudável. A terapia não é luxo, nem frescura. É como alguém que teve uma experiência traumática na água e precisa de supervisão ou uma boia para reaprender a nadar. Sozinho, você pode até conseguir, mas corre o risco de se afogar de novo.


Se sua experiência com o amor foi negativa, você pode sentir medo de amar ou afastar quem realmente te quer bem. A terapia ajuda a enxergar isso, ressignificar, e quebrar ciclos que se repetem sem que você perceba.


Você merece um amor leve. Alguém que te veja além das feridas e cicatrizes e te aceite por inteiro. Mas essa pessoa, antes de mais nada, precisa ser você.


De nada adianta buscar amor no outro se você não aprendeu a se amar.


Se esse texto falou com você, compartilhe com alguém que também precisa ler isso. E me conta nos comentários: qual estilo de apego você acredita ter? O que mais te tocou nesse texto? Vou adorar saber.


Um abraço apertado — e que você encontre o amor leve e bonito que merece. ❤️‍🩹


— Alessander Raker Stehling

📚 Transforme sua vida com 3 E-books Essenciais para o seu Autoconhecimento.


☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

“Conhecer a si mesmo vem da atenção compassiva e curiosa ao que está acontecendo dentro de você.” Frase Gabor Maté
“Conhecer a si mesmo vem da atenção compassiva e curiosa ao que está acontecendo dentro de você.” Frase Gabor Maté

Comentários


Psicanalise Fácil Branca Png.png
Logo Whatsapp

Atendimento 

Seg. a Sex.

9H às 18H

Siga Psicanálise Fácil

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2025 por Psicanálise Fácil. Todos os direitos reservados.

bottom of page