Tenho um amigo que morre de medo de altura. Esta semana, ao subirmos em grupo a serra aqui da cidade, em dado momento tínhamos a visão de um precipício; todos sentaram próximos do abismo, apreciando a beleza da vista. Mas notei que ele ficou bem distante de nós. “Chega aí, Rodrigo, tá com medo é?!”, falei. E ele, logo respondeu: “Tá loco, não vô aí nem a pau, ocês são tudo doido, tô fora.”
Durante o percurso, percebi nele bloqueios e medos grandes de altura, mas nem ele sabia explicar o motivo. E isso me lembrou de uma frase de Freud: “A voz do inconsciente é sutil, mas ela não descansa até ser ouvida.”
Lembro do meu professor falando que nossos desejos, medos, traumas e outros conteúdos, mesmo que não estejamos conscientes deles, continuam a influenciar nossas vidas. No caso do Rodrigo, o medo de altura está presente em seu inconsciente. Talvez ele tenha tido alguma experiência negativa relacionada à altura no passado, não sei ao certo. Porém, mesmo que ele não consiga lembrar ou entender a origem desse seu medo, ele ainda está lá, bem presente, afetando a sua vida.
O mais interessante é que, mesmo a experiência negativa do Rodrigo tendo ocorrido provavelmente lá na infância, ela ainda é extremamente poderosa na vida dele, a ponto de bloqueá-lo totalmente dessa experiência com a galera. Isso só prova que o inconsciente não vai desistir de se manifestar. Ele vai encontrar maneiras de se fazer ouvir, mesmo que sejam sutis, como nesse caso dele.
Não vou ficar brincando assim mais com o Rodrigo, porém tirei uma lição de tudo isso. É importante ouvir a “voz do inconsciente”, pois ali existem informações muito importantes que influenciam toda a nossa vida, como eu percebi naquele dia.
De toda forma, aquele passeio na serra foi muito bom, eu aprendi muito e creio que possa trocar uma ideia com o meu amigo depois. Quem sabe, um dia, ele estará lá no precipício, apreciando a vista com a gente. É... quem sabe.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments