top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Conselho do filósofo Platão sobre ter ou não ter filhos?

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Há pouco conversei com uma amiga, a Geovanna, que se tornou mãe por tempo integral. Quatorze meses antes do nascimento do seu filho ela ia todos os dias na academia, fazia faculdade a noite, e trabalhava duro como gerente de uma multinacional. Sua rotina era pesada, mas nenhuma dessas atividades a deixou tão cansada como cuidar do próprio filho.


"Sabe o que mais quero nesse mundo, dormir igual a uma pedra." Ela me disse isso, pois estava sem descansar direito já há sete meses. Ela não imaginava que teria tanto trabalho assim. Mas o caso dela não é atípico, pelo contrário, é bastante comum.


Os bebês humanos exigem uma rotina enorme de cuidados. Muitos cientistas dizem que a gravidez humana deveria ser de no mínimo dezoito meses, para que o cérebro humano pudesse se desenvolver igual ao de um chimpanzé, entretanto tal "cabeçona" não passaria pelo canal vaginal. Diante disso, a natureza fez com que todos nascêssemos "antes do tempo", o que leva os pais a cuidarem dos filhos por muito mais tempo.


Sabe-se que na atual sociedade os filhos estão saindo de casa mais tarde — devido a inúmeros fatores. Antes saiam com vinte e cinco anos, hoje saem com trinta e cinco, ou mais. Os deveres parentais são enormes: alimentar, proteger, ensinar, cuidar na doença, amparar financeiramente, pagar estudos e muito mais.


"Cuidar do filho por trinta e cinco anos? Tá louco?!" se isso passou pela sua cabeça, talvez você não deva tê-los. A verdade é que se colocássemos na ponta do lápis, ninguém teria um filho, mas a natureza é implacável, ela implantou em muitos de nós uma emoção motivadora: o amor parental (ou amor dos pais).


Contudo, sejamos honestos, essa emoção não é despertada em todos os seres humanos, sendo assim, não é errado recusar ser mãe ou pai, na realidade, é um ato de amor evitar ter filhos se você não tem a intenção de cuidar deles de todo coração por muito tempo.


Como vimos, ter filhos é um desafio crescente, que poucos estão, de fato, aptos a encarar, já que, agir apenas pela emoção não é sensato.


Por fim, segue válido o conselho de Platão: "Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los."


- Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los - Platão
Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los - Platão
431 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page