Tem uma frase do ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Albert Schweitzer, que diz: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” E neste Dia dos Pais, acordei pensando nela. O que pude aprender nestes anos de vida com o meu pai? A figura do pai é tão importante assim?
Em minha cabeça vêm diversas lembranças com, ou do, meu pai. Brincadeiras como quando ele se escondia debaixo da cama e fingia ser um monstro, hahaha. Eu e meu irmão morríamos de medo, sem entender o que era aquilo. Hoje dou risadas, mas na época não era assim.
Lembro-me do apartamento onde passei a maior parte da infância, dele chegando do trabalho e me abraçando todos os dias. Era uma festa quando ele chegava, bons tempos. Também me lembro de que, quando eu dormia na sala, ele me carregava no colo em direção à cama, me cobria até a orelha — hábito que tenho até hoje ao dormir — e dava dois tapas no meu bumbum. Hoje eu o cubro do mesmo jeito.
Seria impossível escrever todas as lembranças; eu te prenderia nesse texto por horas, talvez dias. De toda forma, tenho que concordar com a frase de Albert Schweitzer acima. O exemplo de bons pais faz toda a diferença.
Se hoje escrevo, tenho coragem de expressar minhas opiniões sem medo de julgamentos — e acreditem, recebo muitas críticas e até ofensas — é graças à coragem que percebi em meu pai. Veja que toda semana posto frases de pensadores, tenho profunda admiração e respeito pelo ser humano e por homens responsáveis e sábios. E quem é o meu maior exemplo de responsabilidade e sabedoria de vida? A resposta é fácil: o meu pai.
Sei que muitas pessoas diminuem a importância dos pais ou, pior, não tiveram o privilégio que eu tive. Sinto muito se esse foi o seu caso. O que sei, pela minha experiência de vida, é que um bom pai (não precisa ser excelente) fez e faz toda a diferença em minha vida, sobretudo na construção de virtudes como coragem, respeito, ordem, disciplina, autoridade, liderança, força e sabedoria.
E é justamente por tudo isso que, ao refletir sobre o impacto que meu pai teve na minha vida, percebo que suas ações e seu exemplo deixaram marcas profundas em quem me tornei. Ele nunca precisou dizer que eu deveria ser corajoso, responsável ou amoroso. Ele apenas mostrou, dia após dia, como essas qualidades eram essenciais, como elas poderiam ser vividas e expressadas. Eu apenas imitei.
E é por isso que vocês muitas vezes veem fotos minhas com ele, chamando-o de meu herói, porque de fato ele é. Não por ser perfeito, mas por ser humano, com todas as suas imperfeições e forças. Ele me ensinou que a verdadeira sabedoria não está apenas nos livros (que amo) ou nas palavras de grandes pensadores, mas nas pequenas ações cotidianas, na paciência que o vejo ter até hoje, na vontade de viver — nunca vi alguém com tanta vontade até hoje —, no respeito pelo próximo, e no bom humor que ele possui — apesar das piadinhas sem graça que conta, hahaha.
Hoje, ao olhar para trás, vejo que muitas das minhas escolhas e atitudes são reflexos do que aprendi com ele. Não porque ele impôs, mas porque ele inspirou. E essa inspiração é algo que carregarei comigo todos os dias da minha vida.
Então, neste Dia dos Pais, quero expressar minha gratidão, meu amor e minha admiração por aquele que me guiou, pelo meu maior exemplo de homem, acima de Freud (que amo), acima de Jung, Schopenhauer, Nietzsche ou Goethe, aquele que me incentivou a seguir o meu caminho e que, mesmo sem saber, moldou o melhor de mim.
🦸🏻♂️Feliz Dia dos Pais!
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments