Caso fosse possível escrever uma carta para meu eu do passado, diria assim:
Olá meu amigo, esta carta foi escrita por sua versão do futuro, ou seja, por você mesmo mais velho. Vim através desta te dar alguns conselhos. Sei que você é teimoso, rebelde, e muito provavelmente não vai seguir bulhufas do que digo, tudo bem, direi mesmo assim (conservei nossa rebeldia, viu).
Deixo claro antecipadamente que não quero evitar o seu sofrimento (sinto muito), pois graças a ele você se tornou a pessoa que é hoje, nem lhe trouxe os números da mega-sena, pois creio que isso te desvirtuaria da busca por conhecimento e sabedoria, jogando-lhe em uma vida boa, mas vazia — eu sinceramente não quero isso pra você.
Vamos lá, os conselhos são dois, retirados da filosofia grega — isso é bem antigo cara. São respectivamente: “Só sei que nada sei.” e “Conhece-te a ti mesmo.”
Com a primeira frase: “Só sei que nada sei.” quero te incentivar a duas maneiras de olhar a vida. A primeira é com curiosidade, como quem não sabe de nada, igual quando eramos criança — que saudade. Ela tem também outra vantagem. Ter em mente essa frase te levará à humildade, assim estará sempre atento a oportunidades de aprendizado, vindas de onde for. Se um morador de rua te falar algo, preste atenção; se alguma idosa te der um conselho, ouça-a. É isso, seja curioso e humilde sempre, isso vai te ajudar pra caramba.
O segundo conselho é o seguinte: “Conhece-te a ti mesmo.” Eu sei que você é bem carente: busca namoradas, diversão com “amigos”, em suma, você não tira um tempo sozinho, para analisar seus próprios desejos e comportamentos. Talvez eu não tenha sido claro, né? Falando na lata: Seus relacionamentos amorosos serão todos frustrados, e a maioria dessas pessoas “amigas” nem se lembrarão de você. Caso me ouça, olhe para dentro, e busque se conhecer, poderá se tornar mais sábio, aprender a resolver questões incômodas, o que diminuirá seu sofrimento. Bacana né?!
Me estendi um pouco, mas é isso cara. Se puder siga essas duas coisas, e de resto, curta muito rock 'n' roll e divirta-se, afinal, não sairemos vivos desta experiência.
Te amo.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments