top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Dicas de Sêneca para aproveitar melhor o tempo: Aprenda com a sabedoria de um filósofo estoico

“O tempo voa, né?!” “Cara, passa rápido demais.” “A vida é um sopro.” Quem nunca disse algo assim? Ouço direto, inclusive ontem ouvi, por isso resolvi escrever este texto.


Veja bem, a expectativa de vida humana aumentou bastante em relação ao passado, quando as pessoas normalmente morriam antes dos 60 anos. Hoje as pessoas chegam normalmente a 80 ou mais. Porém, em vez de pensarmos no tempo, gostaria de sugerir outra reflexão: será que estamos apenas passando pelos dias, deixando que o tempo nos leve como folhas ao vento, sem realmente aproveitar o que a vida tem a oferecer?


Sêneca, um filósofo romano do século I, nos deixou uma reflexão interessante sobre esse assunto: “Não recebemos uma vida breve, mas a fazemos; dela não somos carentes, mas desperdiçadores.”


Essa frase é forte, né?! Nos lembra que a vida não é algo que nos é dado pronto, mas sim algo que construímos a cada dia com nossas escolhas e ações. Não somos vítimas do tempo, mas sim responsáveis por como utilizamos o tempo que temos.


Quantas vezes já nos pegamos procrastinando, adiando nossos sonhos e projetos para o futuro, como se tivéssemos todo o tempo do mundo? Esquecemos que o tempo é um recurso finito e que cada momento desperdiçado é uma oportunidade perdida.


É importante questionarmos se estamos verdadeiramente vivendo de acordo com nossos desejos, valores e propósitos, ou se estamos simplesmente deixando a vida passar. Estamos cultivando relacionamentos significativos, buscando novas experiências, aprendendo coisas novas, ou estamos apenas sobrevivendo ao dia a dia?


Ao refletirmos sobre essas questões, podemos começar a fazer escolhas mais conscientes e aproveitar melhor o tempo que nos é dado. Podemos buscar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, entre as responsabilidades e os prazeres da vida. Podemos aprender a valorizar cada momento, agradecer pelas pequenas coisas e cultivar uma mentalidade de gratidão e abundância.


Em vez de lamentar o passar dos anos, podemos aprender a viver cada dia com intensidade e propósito. E assim transformar nossa passagem por este mundo em uma jornada cheia de significado e realização.


Afinal, como disse Sêneca, não somos carentes de vida, mas sim desperdiçadores dela. Então, não deixe de aproveitar a sua ao máximo, beleza?


Um forte abraço e um ótimo dia.


— Alessander Raker Stehling

☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

“Não recebemos uma vida breve, mas a fazemos; dela não somos carentes, mas desperdiçadores” Frase Sêneca
“Não recebemos uma vida breve, mas a fazemos; dela não somos carentes, mas desperdiçadores” Frase Sêneca

109 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page