top of page
Foto do escritorAlessander Raker Stehling

Vídeo | Por que os sonhos dos adultos são tão confusos? Freud explica os segredos oníricos

Atualizado: 21 de nov. de 2023



Os sonhos despertam o fascínio de seres humanos de todas as épocas e culturas. Desde os primórdios, as pessoas têm tentado decifrar seus significados ocultos e entender o que eles revelam sobre nossos desejos, medos e anseios mais profundos. Na psicanálise, Sigmund Freud foi um revolucionário, ao trazer uma nova compreensão dos sonhos e seu papel na vida psíquica.


Recentemente, tive uma interessante conversa com a filha de um amigo. Ela compartilhou comigo um sonho próprio em que via “uma boneca gigaaaaaaaante que chegava láaaaaaaa no céu!” — leia com voz de criança. Meu amigo explicou que havia prometido a ela uma boneca e que sua filha sonhava com o futuro presente todo dia. Isso me fez refletir: será que o mecanismo que gera os sonhos nas crianças é o mesmo que atua nos adultos? Então, por que os sonhos dos adultos muitas vezes parecem tão loucos e confusos? Será que Freud teria alguma resposta para essas questões? Pesquisei a perspectiva dele em alguns de seus textos e vamos explorar brevemente a visão do mestre da psicanálise sobre os sonhos.


Segundo Freud, as crianças constantemente sonham com a realização de desejos que foram despertados no dia anterior, mas não foram realizados. No caso da filha do meu amigo, o significado do sonho dela é facilmente interpretado. No entanto, quando se trata dos sonhos dos adultos, a situação pode se tornar mais confusa. Eu mesmo tive um sonho recente em que estava conversando com um cachorro, depois estava em um carro com teto solar e, em seguida, me vi no fundo do mar. Foi uma verdadeira loucura.


Por que os sonhos dos adultos são frequentemente tão confusos e aparentemente desconectados da realidade? Freud argumenta que o mesmo jogo de forças psíquicas opostas que participa da formação dos sintomas também está presente nos sonhos. Em nosso inconsciente, temos conteúdos reprimidos, pensamentos e desejos que são repelidos da consciência porque trazem desconforto ou não estão em harmonia com nossa personalidade consciente. Por exemplo, talvez você queira muito esmurrar o seu chefe, por ele ser um babaca irritante. Na empresa, ao lado dele, esse desejo reprimido têm poucas chances de aparecer, graças aos mecanismos de defesa do nosso ego e à repressão, afinal, se você encher ele de porrada, obviamente perderá o emprego e isso complicará sua vida — além de ir preso. No entanto, quando você dorme, esse desejo permanece vivo no inconsciente, então ele os envia modificados para a consciência, resultando em um sonho louco e bagunçado, que poderá ser, por exemplo, um homem correndo atrás de você, ao invés de você espancando o seu chefe.


É importante ressaltar que o conteúdo que lembramos dos sonhos, conhecido como conteúdo manifesto, pode não ser o verdadeiro significado ou mensagem do sonho. Precisamos buscar o conteúdo latente, ou seja, o que está oculto por trás dos elementos que apareceram no sonho. Freud chamou esse processo de “deformação onírica”. Através da análise dos elementos manifestos e da exploração do conteúdo latente, podemos começar a desvendar os nossos desejos reprimidos e as questões não resolvidas que permeiam nossa psique.


Embora a interpretação dos sonhos na psicanálise seja um processo complexo, vale a pena explorar os significados ocultos que podem ser revelados. Compreender nossos sonhos nos ajuda a acessar partes desconhecidas de nós mesmos, a reconhecer desejos e conflitos internos e a promover um maior autoconhecimento.


No entanto, é importante lembrar que a interpretação dos sonhos é altamente individual e pessoal. Não existe um manual definitivo para decifrar cada símbolo ou imagem que aparece em nossos sonhos. Cada pessoa é única em sua experiência e história de vida, e os símbolos e significados que se manifestam em seus sonhos serão únicos para elas.


Por mais que os sonhos continuem a nos intrigar e despertar nossa curiosidade, eles nos convidam a explorar os mistérios do nosso mundo interior e a mergulhar na complexidade da nossa mente. Sendo assim, que você possa continuar buscando um maior entendimento dos seus sonhos e aproveitar as valiosas pistas que eles podem lhe oferecer na sua jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.


Bons sonhos 😴💤


— Alessander Raker Stehling

Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil

A interpretação dos sonhos é, na realidade, a via régia para o conhecimento do inconsciente, o mais seguro alicerce da psicanálise e o campo em que qualquer estudioso pode adquirir sua convicção e buscar seu treinamento - Sigmund Freud
A interpretação dos sonhos é, na realidade, a via régia para o conhecimento do inconsciente, o mais seguro alicerce da psicanálise e o campo em que qualquer estudioso pode adquirir sua convicção e buscar seu treinamento - Sigmund Freud
68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page