Estava conversando com um amigo sobre tudo o que pagamos para viver em sociedade. Falei que somos taxados desde o nascimento até depois que falecemos — isso com o famoso inventário. Também comentei que o problema é que, além disso, o Brasil é o país com o pior retorno dos impostos em investimentos para a população, o que é revoltante. E pra “fechar com chave de ouro”, temos um salário mínimo ridículo, que mal dá para pagar um aluguel e as despesas básicas para sobrevivência.
Os problemas não param por aí, a situação se torna ainda mais intolerável quando se observa a vida de ostentação dos políticos. Enquanto a população luta para sobreviver com salários miseráveis, nossos representantes desfrutam de regalias inacessíveis ao cidadão comum. Carros luxuosos, viagens internacionais, auxílios-moradia absurdos, e uma série de privilégios que nem de longe refletem a realidade do povo. Esse contraste escancarado cria um sentimento de injustiça e frustração, alimentando a tensão interna de cada um de nós.
Para Freud, a neurose surge justamente dessa tensão interna, do conflito entre os desejos reprimidos e as exigências da realidade. Vivemos em uma sociedade que nos priva de nossas necessidades básicas e nos obriga a reprimir nossos desejos, em nome de ideais culturais que frequentemente não fazem sentido ou não são aplicados de forma justa. A sociedade (sobretudo a classe política) impõe uma série de normas e expectativas que precisam ser seguidas, mas não oferece o suporte necessário para que possamos viver de maneira digna e satisfatória.
Por fim, resta-nos rir para não chorar. Pagamos caro e passamos sufoco apenas para sobreviver enquanto os poderosos desfrutam de um luxo perturbador. Ao sacrificarmos necessidades básicas e desejos para dar conta de uma vida capenga em nosso país, temos um prejuízo enorme em nossa saúde mental. A tragédia maior não está apenas na opressão que enfrentamos, mas no reconhecimento amargo de que aqueles que deveriam planejar e construir um futuro melhor para todos, são, na verdade, os arquitetos de nossa miséria.
“Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis.” Adam Smith
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
تعليقات