Como disse Erich Fromm: “O amor é a última e real necessidade do ser humano”.
Por que o amor é tão importante assim? O que ocorre é que o ser humano não nasce completo, na verdade, ele cresce com muitos potenciais, tanto para o bem, quanto para o mal, mas estes precisam ser nutridos.
Se a criança receber amor, carinho e tiver suas necessidades emocionais supridas, ela despertará o melhor de si, desenvolvendo todas as sementes que a natureza “plantou” nela. Ela se transformará num ser humano, solidário, empático, compassivo e cheio de capacidades interpessoais.
Caso seja negado o amor à criança, ela se fechará em seu mundo interior — normalmente focará em seu ego e viverá apenas por ele — reprimindo assim seus sentimentos. Essa criança, ao crescer, será egoísta e terá muitas carências emocionais, já que não as teve supridas na infância. Ela não conseguirá viver bem em sociedade, devido à sua baixa capacidade empática.
Sendo assim, podemos dizer que o amor é o nutriente mais completo, que leva o sujeito ao pleno desabrochar das suas potencialidades.
“Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado.” – Sigmund Freud.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comentarios