“A humanidade está inequivocamente enfrentando uma emergência climática”, essa foi a conclusão de um extenso relatório emitido por um grupo de cientistas de todo o globo, intitulado: “World Scientists’ Warning of a Climate Emergency 2022”.
É possível revertermos a destruição que infligimos ao nosso planeta? Em caso afirmativo, como isso pode ser feito? Esta é uma das grandes questões — talvez a maior — filosóficas do século XXI.
“Nós, seres racionais e inteligentes, estamos destruindo nossa própria casa. Como um ser pensante faz uma coisa dessas?” — talvez alguns questionem. Concordo que estamos destruindo o planeta terra, mas que somos pensantes… isso é questionável.
Somos animais, como quaisquer outros, com o diferencial de que temos maior liberdade para pensarmos, contudo, não somos essencialmente pensantes. O pensamento precisa ser estimulado, incentivado desde a infância, através, principalmente, das nossas interações sociais — família, escola, sociedade, religião. Contudo, temos um grande entrave para a formação de novos e bons pensadores, o nosso sistema econômico.
Nosso sistema econômico canaliza todas as nossas energias para a produção e consumo de objetos. O jovem quer ser YouTuber para ficar milionário, a mocinha quer ser “influencer” para ostentar sua casa e viagens. O tempo todo as pessoas estão pensando em como ganhar mais dinheiro: para poderem comprar um novo iPhone, uma mansão, ou ter a “vida de rico” exibida nas mídias sociais. Poucos são os que pensam em diminuir o consumo, salvar as outras espécies de animais e o planeta.
Sai geração, entra geração, e o ciclo da ganância e irracionalidade perpetua-se. As pessoas que poderiam ajudar a mudar esse sistema parasitário — políticos e mega empresários — nada fazem, pelo contrário, estes, a cada ano, aumentam os seus ganhos e gastos, contribuindo ainda mais para o definhamento do nosso “pálido ponto azul”.
A questão foi levantada, mas, uma coisa é certa, se continuarmos fazendo as coisas do jeito que estamos fazendo, a nossa extinção é só questão de tempo.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments