top of page

Brincando Pode-se Dizer de Tudo, Até Mesmo a Verdade. O Perigo da Comunicação Passivo-Agressiva

Foto do escritor: Alessander Raker StehlingAlessander Raker Stehling

“Nossa, como você tá diferente hoje! Nem te reconheci!”

“Uau, você realmente teve coragem de vir assim?”

“Você tem um rosto lindo!” (geralmente dito para alguém acima do peso)

“Que interessante esse seu jeito… autêntico.”


Quem nunca ouviu um desses “elogios” que, na verdade, nos deixam sem graça, desconfortáveis ou até irritados? A pessoa chega com um sorriso no rosto, abre a boca, fala a merda e despeja seu veneno sutil. E, se você se incomodar, lá vem o clássico: “Nossa, não sabe brincar?”


Isso, meus amigos, é a comunicação passivo-agressiva em sua mais pura essência.


Freud já dizia: “Brincando pode-se dizer de tudo, até mesmo a verdade.” E tem muita gente que se comunica assim, usando o “humor” como um escudo para despejar suas frustrações nos outros sem assumir a responsabilidade. Afinal, é só uma brincadeira, né?


A agressão passiva é uma forma indireta de expressar sentimentos negativos. Em vez de lidar com a própria raiva, inveja, baixa autoestima, ciúme… a pessoa solta uma piadinha maldosa, um “elogio travestido” ou um comentário sarcástico. No fundo, isso revela uma enorme dificuldade em lidar com as próprias emoções negativas. Mas, às vezes, é mais do que isso — pode ser medo de confronto ou até uma forma de manipulação, minando a autoestima do outro aos poucos para obter controle sobre ele.



A verdade é que muitas pessoas aprenderam a se expressar assim porque cresceram em ambientes onde as emoções eram reprimidas. Raiva, ciúme, inveja, ódio, mágoa… tudo tinha que sair de algum jeito, não é mesmo? E sai pela tangente, travestido de “brincadeira”. Pelo humor — que é bem aceito socialmente —, a pessoa deixa escapar suas emoções negativas e sente um grande alívio interno. No fundo, é uma forma sacana de lidar com as emoções.


Se você percebe que tem esse hábito, vale a pena refletir: por que é tão difícil dizer diretamente o que sinto? O que estou tentando esconder com essas piadas? Como posso lidar com minhas emoções de forma mais saudável?


E se você é alvo constante dessas “brincadeiras”, lembre-se: você não precisa sorrir para quem tenta te diminuir. Estabelecer limites também é uma forma de comunicação. Afinal, como tá todo mundo careca de saber: respeito é bom e eu gosto.


— Alessander Raker Stehling

📚 Transforme sua vida com 3 E-books Essenciais para o seu Autoconhecimento.


☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil



“Brincando pode-se dizer de tudo, até mesmo a verdade.” Frases Freud
“Brincando pode-se dizer de tudo, até mesmo a verdade.” Frases Freud

Comments


Psicanalise Fácil Branca Png.png
Logo Whatsapp

Atendimento 

Seg. a Sex.

9H às 18H

Siga Psicanálise Fácil

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2025 por Psicanálise Fácil. Todos os direitos reservados.

bottom of page