O Furacão 🌪️
Imagine-se em sua casa tranquilo e de repente, eis que surge um furacão. Inesperadamente ele apareceu e tudo o que você pôde fazer foi se esconder no porão enquanto ele destruia e levava tudo acima de ti.
Passado a calamidade, você sai do esconderijo, sobe com dor no coração e vê tudo destruído, é extremamente triste se deparar com aquilo. Agora se faz necessário avaliar os prejuízos, recolher o que for útil e reconstruir a velha morada, contudo, obviamente ela nunca mais será a mesma e velha casa que você tanto amava.
Assim são os traumas, por definição do dicionário de psicanálise, trauma é: Um fluxo muito grande de excitações, que é excessivo à tolerância do sujeito e à sua capacidade de dominar e de elaborar psiquicamente estas excitações.
Como no exemplo do furacão, o trauma é inesperado, uma (ou uma repetição) emoção tão forte e inesperada, que não temos tempo de elaborar e integrar aquele evento em nossa consciência.
Quem esperaria ser espancado pelo próprio pai, ser humilhado repetidamente pela mãe, ou abandonado na infância pelos pais? A mente humana não suporta tais eventos que "bagunçam a casa" e deixam tudo de pernas pro ar.
E agora, o que fazer após um trauma? A maioria das pessoas tenta colocar a sujeira debaixo do tapete, digo, fingindo que nada aconteceu, ou vivem fugindo do assunto e dos incômodos mentais, ocupando a mente com fugas (bebidas, entretenimento em excesso, humor em demasia, religião, drogas, etc).
O evento traumático ocorreu, foi devastador assim como um furacão, mas chega a hora de encarar a bagunça, limpar a sujeira e refazer (ressignificar) a vida. Vai doer olhar para todo aquele lixo, e teremos que desprender grande esforço para reconstruir a vida. As coisas nunca mais serão como antes, mas é possível construir uma nova morada, tão boa, ou até melhor que a anterior.
É impossível viver bem numa casa (mente) devastada por um furacão (trauma).
Bora começar a reconstrução da própria vida?
"Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão." Carl Jung - A Prática da Psicoterapia.
— Alessander Raker Stehling
☑ Aprenda Psicanálise de forma Simples e Fácil. Clique no link e conheça o nosso curso ➜ https://www.psicanalisefacil.com.br/curso-psicanalise-facil
Comments